.
.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Amizade


 O que é um amigo? Amigo é aquele que está sempre junto, é alguém com quem se pode contar em qualquer momento, que se pode confiar e se confia, que respeita (seu modo de ser, seus gostos...),  é aquele que brinca com você, mas sabe o limite para não te magoar, se preocupa, que ama apesar dos defeitos, que corrige, que suporta, que perdoa (70x7), que tem coisas em comum e principalmente, aquele que te leva pra mais perto de Deus. 

 Escolher um amigo é muito importante! A amizade pode influenciar nossa vida. "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Pv 13.20) As pessoas com quem escolhemos para andar, será o nosso companheiro durante uma parte de nossa vida e consequentemente irá nos influenciar no nosso modo de ser e nas nossas escolhas. Por isso é muito importante saber com quem andar. A Bíblia nos orienta a escolher boas amizades, nos ensinando o valor dos bons amigos e nos advertindo sobre os perigos dos maus companheiros. Uma amizade pode influenciar principalmente na nossa caminhada com Cristo, nos aproximando mais de Deus ou nos afastando dEle. (Tg 4.4)

  No mundo muitas pessoas nos oferecem sua amizade, não devemos despreza-los, mas devemos ser como Jesus no meio deles. Devemos ser luz. Nossa amizade deve leva-los a se aproximar de Deus e buscar conhece-Lo. A nossa vida deve servir de exemplo para que vejam a Cristo e glorifiquem a Deus. (Mt 5.16) Jesus andava com os pecadores, mas de uma forma muito diferente. Não imitado-os ou buscando ser aceito por eles, mas influenciando e pregando a palavra de Deus, mostrando-lhes a luz de Cristo. Jesus os via e tinha compaixão deles (Mt 9.36), os via como ovelhas sem pastor, via a necessidade que tinham de Deus e tinha misericórdia. Jesus influenciava, não se deixava influenciar.  

 É importante que confessemos a nossa fé quando estamos no meio das pessoas no mundo. (Mc 8.38) Confessar a nossa fé em Cristo nos ajudará a sermos luz e a perseverarmos. 

 Há algumas amizades que devem ser totalmente evitadas. (Sl 1.1) Pessoas que, apesar de saberem quem somos e em quem cremos, ainda assim querem nos tentar e nos conduzir ao erro (exemplo: colegas que tentam arranjar namoradinhos pra você, que já te ofereceram drogas, que não respeita sua fé, etc) devem ser evitadas. Devemos rejeitar toda amizade que nos levem para maus caminhos, que tentam nos afastar do Senhor. Devemos ser sábios. (Pv 14.7-9)

 É importante também entender que amigo não é aquele que concorda com tudo que você diz ou faz. Uma pessoa sábia vai querer amigos que corrija quando você estiver errado, que te alerte quando você estiver agindo mal. (Ec 7.5) Um amigo de verdade corrige e isso é muito bom pois esse amigo nos ajudará a crescer, a amadurecer e a se tornar mais parecido com Cristo. Quem ama e se preocupa de verdade não vai querer te ver no erro, por isso, vai te corrigir e aconselhar com todo amor, carinho e misericórdia. (Pv 27.5-6)

  Até mesmo no meio da igreja é importante estar atento as amizades. Uma amizade que vem de Cristo vai nos aproximar mais dEle, vai nos ajudar na caminhada, vai no edificar, vai nos fazer mais semelhantes a Jesus, vai nos ensinar, nos corrigir. É importante lembrar sempre da história de sambalá e tobias, duas pessoas que estavam no meio da igreja mais que atrapalhavam a obra do Senhor. Devemos saber julgar a árvore pelos seus frutos (Mt 7.15-20) sempre retendo o que é bom e abstendo de toda forma de mal. 
  
 E claro, mais importante que ter amigos é ser amigo. Devemos buscar ser bons amigos, amigos que mostrem Cristo que levem até Cristo, amigos com que se possa contar. Aprenderemos a ser bons amigos olhando para Jesus. Ele é nosso maior modelo em tudo! Jesus não esperou por amigos ele foi amigo em todo tempo, mesmo quando o traíram. Ele é amigo fiel, sempre pronto a perdoar, sempre misericordioso, sempre paciente, sempre manso, sempre pacificador, sempre cheio de amor. 


Um comentário:

Deixe sua mensagem, fale conosco! Gostamos de ouvir vocês :)