.
.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Jesus Amigo

 No nosso ultimo encontro fomos muito edificadas com a palavra e testemunhos que foram trazidos por cada uma. O Sr. nos relembrou da importancia de mantermos uma comunhão com Ele e com o corpo. A necessidade que devemos ter de manter um relacionamento com o Pai, de o termos como nosso amigo com quem compartilhamos de tudo em nossa vida. Uma comunhão que nos levará a ter um relacionamento de amor verdadeiro com os nossos irmãos.
 Então vamos repassar, relembrar de cada palavra trazida e estarmos nos enchendo, meditando nas palavras do Senhor.










A vida de um discípulo depende totalmente da comunhão que ele tem com Deus. Nessa comunhão ele irá desenvolver um relacionamento com o Pai que o ajudará a crescer, a se firmar, a conhecer a Deus a amadurecer. Todo discípulo deve manter um relacionamento constante com Deus a cada dia. A sua vida, sua caminhada depende disso.
 Nessa caminhada Deus é a nossa companhia. Somos convidados a andar com Ele. Ninguém caminha com alguém, durante todo um trajeto, calado. Até mesmo um surdo e mudo desenvolve uma maneira de se comunicar com seu parceiro. Assim também deve ser nossa caminhada com Cristo. Devemos desenvolver um relacionamento, ser como dois amigos que conversam, contam suas expectativas, passam a se conhecer.  
 Essa comunhão deve ser algo prazeiroso e não cansativo, ou pesado, ou obrigatorio. Será um relacionamento que desenvolveremos com o tempo. Ninguém conhece um amigo em um dia só. Esse conhecimento é adquirido com o tempo de relacionamento que tem juntos e a cada momento que vão tendo esse relacionamento, vai-se crescendo e firmando a amizade, um vai conhecendo mais do outro, seus desejos, sonhos, o que gosta, o que não gosta, etc. Deus que ser esse nosso amigo. Ele que ouvir nossa voz, ter nossa companhia.

Andar com Deus é convida-lo para participar de tudo que fazemos, desejamos ou pensamos. Falar com Ele sobre tudo que nos acontece, sobre nossos sentimentos bons e maus, sobre a vida, nossas duvidas e certezas. Ter na memoria Sua palavra, Sua vontade,tentar imitar cada gesto dEle. Andar com Deus é ter uma consciencia constante da Sua presença mesmo quando estamos fazendo nossas tarefas normais. Ele esta sempre la: as vezes em silencio, as vezes falando suavemente, as vezes movendo as circunstancias. É como um dialogo familiar.Da mesma maneira como conversamos com nossos amigos e familiares, contamos o que sentimos e pensamos, nos deixamos conhecer, assim também é com Deus. Deus nos conhece, mas Ele quer nos ouvir. Quer que tenhamos intimidade com Ele. Ele quer que a gente se disponha para que Ele possa nos aconselhar,nos ajudar a trilhar nesse caminho. As vezes não estamos atentos para ouvi-lo então Ele usa outras pessoa ou circunstancias para que possamos ouvi-lo, para que Ele possa falar. Andar sujere constancia, calma, companhia...Caminhando é possivel manter uma longa conversa sem pressa e sem pausa.
 Foi pago um alto preço para termos esse acesso ao Pai. Jesus pagou esse alto preço. Devemos valorizar esse preço que foi pago por Jesus.


 O Sr. deseja que em nosso coração arda a vontade de estar com Ele, de busca-lo, de ter sua companhia, de conhece-lo. No texto de Jo 15.15 diz que Jesus nos tem como amigos, pois tudo o que Ele tem ouvido do Pai nos tem dado a conhecer. Nós ganhamos isso! Podemos ser amigos de Jesus!
Quando temos de fato um amigo queremos contar tudo para ele, lembramos dele sempre, compartilhamos de nossas coisas, sabemos e sentimos que somos amigos, que precisamos e podemos contar um com o outro sempre. Temos a vontade de estar perto, de contar, de dividir, compartilhar as mesmas coisas. É um privilegio ir nesse caminho com o nosso amigo. Poder conhece-lo é algo grandioso e parazeiroso. Podemos contar com Ele, buscar a Ele em qualquer momento: quando estamos bem, quando estamos tristes, até mesmo quando estamos chatinhas! Ele é um amigo que esta sempre por perto! Que amigo maravilhoso! Que privilégio é poder ter Jesus como nosso fiel amigo! A medida que vamos desenvolvendo esse relacionamento com o Senhor vamos conhecendo mais dEle e também nos conhecendo, vendo o quanto somos falhos, fracos, o quanto precisamos dEle sempre. A cada dia que vamos o conhecendo vemos que Ele é amor e Ele quer expressar esse amor para nós todos os dias.


A partir da comunhão que vamos desenvolvendo com o Senhor, vamos crescendo espiritualmente, amadurecendo, nos assemelhando mais a Ele, aprendendo a amar, a servir, a perdoar e a desenvolver um relacionamento com os nosso irmãos.Não podemos trilhar esse caminho sozinhos, não conseguiríamos. Dependemos do Senhor para trilha-lo e uns dos outros.(EC 4.9).
"Não há crescimento em Cristo individualmente. Nosso crescimento em Cristo depende do nosso relacionamento com Ele e com o corpo. Só ha crescimento se tivermos um relacionamento intimo com Cristo, mas não independente do corpo, ou só com o corpo e não com Cristo. As duas coisas devem andar juntas."
Devemos estar sempre juntos, preferir-mos uns aos outros e amarmos uns aos outros.Isso é agradavel a Deus. (I Jo 4.7-21) 
 Mas que tipo de amor é esse? Qualquer amor? Não. O mundo tem muitas formas de amar, mas nós temos uma, o amor ÁGAPE. Aquele amor que visa o bem de outra pessoa, que vê a necessidade do outro, que suporta, um amor contrario a insensibilidade e o egoismo. O amor que vemos em I Co 13. Esse é o amor ao qual devemos amar uns aos outros. Isso não surge derrepente vem com o tempo, com a convivência uns com os outros e principalmente com a comunhão que vamos desenvolvendo com Deus. É Ele que vai aperfeiçoar esse amor em nosso coração.  E quais as características desse amor?
 Em I Co 13.4-7 vemos que, quem ama:
 - É paciente
 - É bondoso
 - Não é ciumento
 - Não é orgulhoso
 - Não é vaidoso
 - Não é grosseiro
 - Não é egoísta
 - Não fica irritado
 - Não guarda magoas
 - Se alegra quando alguém faz o bem
 - Se entristece quando alguém erra
 - Nunca desiste
 - Suporta tudo com fé, esperança e paciência


  A cada dia que nossa comunhão, convivência com nossos irmãos vai crescendo, esse amor vai sendo aperfeiçoado em nosso coração. Nós vamos aprendendo a suportar,
a cuidar, servir, a estar sensível a necessidade do outro, a querer o bem do nosso irmão, vamos desenvolvendo uma boa amizade e nos assemelhando a Jesus.
 Devemos estar sempre juntos, aconselhando uns aos outros, edificando, servindo, e nos esforçando para não fazermos panelinhas. Quem ama não faz panelinhas, não
se fecha em seu próprio grupinho, não exclui a outras pessoas. Deus ama a todos, quer a todos e não faz acepção de pessoas. Assim também devem ser seus filhos. (At 10.34)
 É verdade que temos amigos que nos apegamos mais, que temos mais acesso, mais afinidade, mas isso não deve ser uma desculpa para nos fecharmos e excluirmos a outros. O amor não busca seu próprio interesse e quer o bem de todos. :)
O corpo de Cristo deve estar sempre unido, amando uns aos outros com amor fraternal. Devemos buscar essa mudança em nós mesmo. ;) Não esperar que o outro mude, que o outro te aceite, te trate bem, fale com você.  Não! Devemos buscar a mudança em nós, e Deus nos ajudara com isso. Ele nos ajudara a perder a timidez, a não julgar, a ir até o irmão, a amar.
O texto de Rm 12,2 diz que não devemos nos conformar com este seculo. No mundo as pessoas vivem se conformando, se justificando, que é assim e assado, e por isso agem
de tal forma. Não devemos ser assim. Não devemos nos justificar por sermos tímidos, por sermos despercebidos e etc. Vamos mudar! Somo novas criaturas! (II Co 5.17)
Jesus está em nós e a cada dia Ele esta nos moldando, nos aperfeiçoando a sua imagem e semelhança. Hoje podemos amar de verdade, perdoar de coração, suportar, servir com a alegria. Hoje nós temos a Jesus e Ele é amor!


 Textos: Jo 13.34-35/ Jo 15.9/ Jo 15.12-15/Jo 17.26/ Gl 5.14/ Cantares 2.14 / Pv 15.8 / Cl 3.16 / Jo 15.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem, fale conosco! Gostamos de ouvir vocês :)