.
.

domingo, 13 de julho de 2014

Semana: Mulheres da Bíblia #Dorcas


'' E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia".At 9:36  

Dorcas é uma das mulheres da Bíblia que nos da exemplo de bondade e amor ao próximo. Era uma mulher muito querida pelos habitantes de Jope, pois usava do seu tempo livre para servir ao seu próximo. Ela foi a única mulher da bíblia que foi chamada de discípula. E o que é ser um discípulo? Um discípulo é aquele que crê em tudo o que Cristo disse e faz tudo o que Cristo manda. Jesus nos ensina muitas coisas na bíblia, e tudo se resume a praticar o amor para com as pessoas. Ele ensinava os seus discípulos servindo-os também, e estes tinham como alvo serem parecidos com Ele, pois além de ensinar, dia após dia, Jesus praticava aquilo que pregava (João 13;14-16). O texto de Atos reflete uma seguidora do Mestre. Ela estava cheia de boas obras, sempre procurava fazer o bem, ajudar e servir aos outros com o que tinha, além de dar esmolas. Como costureira, ela costurava para as viúvas para consolá-las, talvez pela perda dos maridos, ou porque estas eram pobres e não podiam comprar roupas novas.... Não se sabe ao certo o por quê , pois não bíblia não é explicado, porém, ela estava agradando ao coração de Deus, pois ''a religião verdadeira é visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações'' (Tiago 1;27)

Jesus lavou os pés dela ao pagar um alto preço por todos nós na cruz, e Dorcas, ou Tabita, estava seguindo o exemplo dEle ''lavando os pés'' de pessoas que necessitavam de ajuda. O apóstolo Pedro disse: “servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1 Pedro 4:10). Um ponto muito importante é que existem pessoas que colocam limites nelas mesmo em ajudar os outros, porque não tem dinheiro, por exemplo...mas o texto acima diz bem claro que devemos servir conforme o dom que cada um recebeu. Este dom é gratuito que o Pai nos deu. Há uns Deus deu o dom de cantar, outros de tocar, de cultivar flores, de cozinhar, desenhar , a uns o de salvar vidas e a outros o de costurar. Seja qual for o seu dom, que Ele esteja contribuindo para levar o amor de Deus para as pessoas. Pois se fizermos alguma coisa por obrigação, sem amor, nada seremos. O amor é bondoso(1 Co 13) . Dorcas era muito amada pelas viúvas, pois elas choraram quando viram que ela tinha falecido. Todos sentiriam muita falta daquela amiga. Dorcas era sensivel as necessidades dos outros e tinha muito amor ao próximo. Deus lhe foi fiel e, quando Dorcas faleceu, atendeu ao pedido de seus amigos ressuscitando-a.
Deixamos então as seguintes perguntas para serem refletidas:
-Tenho demostrado amor ao meu próximo?
- O que tenho feito para servir meu próximo?
-Será que temos buscado o nosso próprio interesse? “Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o dos outros”. (1 Coríntios 10.24)
-Tenho usado os dons que Deus me deu para contribuir com o propósito dEle aqui na terra? -O quanto eu tenho seguido o exemplo de Jesus? -Estou fazendo as coisas por amor ou por obrigação?

Que possamos aprender a amar e servir nosso próximo assim como Jesus.
Jesus é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem, fale conosco! Gostamos de ouvir vocês :)